Discordo desta afirmação, pois tal só acontece se não se cumprir com o orçamento feito no início da época.
Para mim as modalidades são muito importantes nos clubes grandes.
São várias as razões para que eu pense assim.
Utilizando o exemplo do Benfica, entre a época 89-90 e a época 2008-2009, o Benfica no futebol ganhou 3 Campeonatos, 3 Taças de Portugal, 1 Supertaça e 1 Taça da Liga.
Resumindo: 20 épocas, 8 troféus.
No mesmo período, as 5 principais modalidades do Benfica (Andebol, Basquetebol, Hóquei, Voleibol e Futsal) conquistaram em conjunto: 21 Campeonatos, 20 Taças de Portugal, 18 Supertaças, 7 Taças da Liga e 1 Taça Europeia.
Resumindo: 20 épocas, 67 troféus.
As modalidades são importantes quando o Futebol não ganha. Permite aos adeptos continuarem a viver alegrias do clube em momentos que a principal modalidade não consegue.
Durante estes 20 anos em que o Benfica pouco ganhou no futebol, quem não se lembra da equipa de Basquetebol de Carlos Lisboa e do Hóquei em Patins de Paulo Almeida, Fortunato e Luís Ferreira e mais tarde de Panchito Velasquez.
Mais recentemente tivemos a entrada do Futsal no clube em 2001-2002 que até agora conquistou 5 Campeonatos, 4 Taças de Portugal, 4 Supertaças e foi 2 vezes finalista das competições europeias. Esta modalidade obteve êxitos numa altura em que o Benfica estava muito mal no futebol, o que permitiu aos adeptos terem alegrias através desta modalidade.
Actualmente as 5 principais modalidades do Benfica estão a lutar pelo título.
Além de darem alegrias aos adeptos do clube, as modalidades permitem a captação de adeptos nessas modalidades.
Não se exige ao Benfica que seja campeão nas 5 modalidades todos os anos. Exige-se que tenha equipas que possam lutar pelos títulos em disputa em todas as 5 modalidades. Tendo em conta o que se passa actualmente no Hóquei e até no Andebol, conquistar 2 títulos de Campeão e 3 taças já seria um resultado aceitável.
O que acontece actualmente. O Benfica tem um claro projecto nas modalidades.
Comparando com os outros 2 grandes vemos que no Porto (Andebol, Hóquei e Basquetebol) e no Sporting (Andebol e Futsal) a aposta é só em algumas modalidades.
Até na construção dos estádios vemos que o Benfica apostou mais nas modalidades, ao construir 2 pavilhões ao lado do Estádio. O Porto só este ano inaugurou o seu pavilhão e o Sporting ainda nem começo a construir o seu.
Uma nota apenas para dizer que destas 5 modalidades as únicas onde não existe sistema de playoff é no Hóquei e no Andebol. Um assunto para mais tarde voltar.