Friday, November 13, 2009

Liga Sagres - Análise 1º Terço




Título:

-Parece-me claro que neste momento só 3 equipas estão em posição de lutar pelo título (Braga, Benfica e Porto).

-O Braga que teve um excelente arranque de campeonato perdeu os primeiros pontos à 8ª Jornada quando foi a Vila do Conde empatar com o Rio Ave. Na Jornada seguinte ganhou 2-0 ao Benfica. Talvez devido ao facto de ter ganho ao Benfica e pensar que ganharia qualquer jogo com esforço mínimo, perdeu por 1-0 no derby minhoto com o Vitória de Guimarães.

- O Benfica que após um empate inicial com o Marítimo arrancou para 7 vitórias seguidas, claudicando somente na 9ª Jornada com o Braga. Na jornada seguinte, aproveitando os pontos perdidos por Braga e Porto, ganhou por 1-0 à Naval.

-O Porto que parecia ter um início de campeonato semelhante ao anterior, nas duas últimas jornadas empatou em casa com o Belenenses (1-1) e perdeu (1-0) com o Marítimo na Madeira.

- Destas 3 equipas o Benfica é quem me parece que está mais forte. O Braga Joga um futebol normal e apesar de ter ganho aos 3 grandes, porém a motivação do Braga nesses jogos é muito elevada e não se volta a repetir em mais nenhum jogo do campeonato. Penso que daqui a 5 jornadas já não estará em 1º lugar. O Benfica está de facto muito forte e se ganhar os próximos 3 jogos da Liga penso que dificilmente não será campeão. O Porto está a jogar mau futebol e a continuar assim prevejo dificulades em lutar pelo título, ou mesmo pelo 2º lugar.


Liga Europa:

- Penso que para esta luta por 1 lugar (só o 3º e 4º dão acesso e um dos 3 que luta pelo título ficará me 3º) estarão: Nacional (17), Marítimo (15), Sporting (14), Guimarães (10).

- Destas 4 equipas penso que só 2 terão reais hipóteses de alcançar o 4º lugar que dá acesso à Liga Europa, são elas: Nacional e Sporting.

- O Marítimo tem uma defesa fraca que não lhe permite sonhar alto e o Guimarães ainda está muito instável para poder lutar pelo 4º lugar.

- A luta será entre Nacional com 17 pontos e Sporting com 14 pontos.

- O Nacional que ainda tem 2 jogos na Liga Europa mas que são apenas para cumprir calendário e o Sporting que está praticamente qualificado na mesma Liga Europa.

- O Nacional perante a "crise" que afecta o clube de Alvalade neste momento sabe que tem uma excelente hipótese de se classificar em 4º lugar, à frente do Sporting.

- O Sporting está neste momento sem treinador após a saída de Paulo Bento. O candidato mais forte, neste momento, a comandar os leões é André Vilas Boas, que no seu currículo tem 4 jogos pela académica (1V, 2E, 1D) e ter sido adjunto de JOsé Mourinho.

- Penso ser uma posta de risco do Sporting que se calhar necessitava de um treinador mais experiente, penso ser um tiro no escuro do presidente do Sporting.

- Acho que o próximo jogo do campeonato, Sporting-Benfica, vai definir muita coisa na época do Sporting. Se ganhar ao Benfica o Sporting vai embalar e pode recuperar para uma época razoável, porém se perder vai ser uma longa e penosa época desportiva.




No comments:

Post a Comment