Wednesday, November 25, 2009

Vergonha!!!

Hoje comprei o jornal Público e leio lá estas pérolas:

Cova da Beira: Início em Maio de 1997 (Corrupção activa e branqueamento de capitais) - 3 arguidos; Ainda não começou o julgamento.

Casa Pia: Início em Novembro de 2002 (Abuso sexual de crianças, actos homossexuais com adolescentes, abuso de pessoa internada e posse de arma) - 7 arguidos; Em julgamento há 5 anos.

Caso da Mala: Início em Outubro de 2002 (Fraude fiscal) - 4 arguidos; Em julgamento há 1 mês.

Apito Dourado: Início em 2003 (Corrupção, prevaricação e abuso de poder) - 24 arguidos: Está em recurso.

Freeport: Início em Fevereiro de 2005 (Suspeita de corrupção no licenciamento do centro comercial em Alcochete) - 6 arguidos; Está em inquérito.

Portucale: Início em 2005 (Tráfico de influências, abuso de poder e falsificação de documento) - 11 arguidos; Está em debate instrutório.

Operação Furacão: Início em OUtubro de 2005 (Suspeitas de evasão e fraude fiscal qualificadas) - 200 arguidos; Alguns casos arquivados, outros suspensos provisoriamente e outros ainda em investigação.

Caso BCP: Início em Dezembro de 2007 (Burla qualificada, manipulação de mercado e falsificação da contabilidade) - 5 arguidos; Está em instrução.

Caso BPN: Início em 2008 (Fraude qualificada, abuso de confiança, gestão danosa, falsificação, branqueamento, peculato e fraude fiscal) - 21 arguidos; Está em acusação.

Face Oculta: Início em 2008 (Associação criminosa, corrupção activa para acto ilícito, corrupção activa no sector privado, tráfico de influências, furto qualificado e burla qualificada) - 20 arguidos; Está em inquérito.


Costuma dizer-se que os exemplos vêm de cima. Que exemplo anda a transmitir a justiça portuguesa com estes casos?



No comments:

Post a Comment